quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Caxinguelê em um Sonho de mil anos - Beatriz ( Bia )


Olá , prazer, meu nome é Caxinguelê, sou uma esquilo! De rabo comprido e dentes fortes, mais sou diferentes dos outros.
Eu sei falar e ainda, sei contar histórias, sou a melhor contadora do país das maravilhas.
Além disso moro numa vila, “A vila maluca”, lá moram além de mim, meus amigos, a Lebre de Março e o Chapeleiro .
Todos os dias eu e meus amigos vamos tomar um chá da tarde, lá além de tomar chá eu conto história e falamos e falamos, e falamos de coisas más como “A rainha” .
A rainha não é má, é apenas muito maluca !
É sempre assim , “cortem-lhe a cabeça por pintar a unha do meu pé errado” , “cortem-lhe a cabeça por sua peruca ser feia” .
Bom, voltando ao assunto inicial, Eu, Caxinguelê, acordei bem cedinho, fui na padaria do seu castor, comprei alguns pães, croissant, beijinhos e um suco,voltei e fui até o meu jardim para pegar umas cerejas para fazer minha geléia .
- Que cheirinho gostoso e esse ? - era o chapeleiro
- Minha famosa geleia de cereja . - eu disse.
- Posso provar?
- Claro que sim, vamos comer e conversar .
- Formidável . – disse o Chapeleiro entrando.
Comemos até não sobrar nada , também conversamos de tudo como o Chapeleiro é um homem de respeito ele me convidou para almoçar em sua casa
- Pois bem, aceito o convite. - respondi ao Chapeleiro.
A casa do chapeleiro era bonita, relógios por toda parte e chapéus decorados.
- Fique com esse chapéu de recordação!
- Obrigada, fico contente.
O chapéu era três vezes o tamanho de minha cabeça, era extenso e com belas plumas .
-Almoço esta servido, hoje temos salada xadrez ,peixe falante e um bolo -disse o Chapeleiro
- Hum, que delícia. - respondi
E comemos iguais a dois porcos famintos, disse obrigada ao Chapeleiro e fui para minha casa, entrei no meu quarto e comecei a ficar com sono...sono...sono...sono...sono...sono... e dormi.
- Acorde, Caxinguelê! Lá, lá, lá...
Ok, estou aqui mesmo, né? - disse eu a mim mesmo. - Mas quem gritou? ... Olho pela janela e vejo meu amigo a Lebre de Março.
- Hora do chá lá, lá,lá.
- Já estou indo, mas não me aguento!
- Mas agora que tal você dormir no chá, minha querida Caxinguelê?
- Está bem, já estou indo.
Entrei no chá e dormi, na maioria das vezes eu sonho com coisas legais, mas hoje eu sonhei com algo estranho.
Abri meus olhos para o sonho. Em minha frente havia a “Vila Maluca”, mas estava tudo velho. As cores alegres das casas estavam desbotadas. Havia teias de aranha nas casas. Na mesa do chá, só havia eu, e eu estava normal como um esquilo lindo. Corri até a casa do Chapeleiro, olhei para a janela, o vi sentado em uma mesa decorando chapéus, fiz Pisca, Pisca, Pisca,Pisca .
Toquei a campainha, demorou dois minutos para o Chapeleiro me atender.
- Queeeeeem é...?
-  Caxinguelê, sua amiga.
- Entre, Caxinguelê, entre!
Parecia ter ouvido a voz da Lebre de Março.
- É a Caxinguelê? Não creio!
Eu ouvi um barulho.
- Está tudo bem?
A porta se abre. Só aparece uma mão que me puxa para dentro.
Naquele momento tudo desapareceu e um círculo preto e branco sem fim e uma voz falou:
- Caxinguelê, você dormiu mais de mil anos...anos...anos...anos...anos...
- O quê?? Não, eu não dormi não. Eu só dormi cinco minutos.
- Não, mais de mil anos!!!
- Naaaaaaaooooooooo!!!

-Acorde, Caxinguelê.
Abri os olhos lentamente, “não estava dormindo”, Será que ainda estou sonhando?, pensei .
Olhei ao redor havia uma menina .
A menina usava um vestido azul com detalhes brancos , tinha os cabelos loiros e lisos , de fato ela era muito bonita .
- Caxinguelê, conte-nos uma história ! - disse a Lebre de Março
-Conte, por favor . - disse a menina
- E trate de ser rápida. - disse o Chapeleiro . - Ou vai dormir de novo.
Certo, deixe-me pensar, leitor querido. Eu, Caxinguelê, penso em contar ...

-Era uma vez três irmãzinhas ...Elas se chamavam...Elsie, Lacie e Tillie ...elas moravam no fundo do poço...(comecei contando).
-O que elas comiam ???. perguntou a menina
-Hum... comiam melado.
-Não pode ser, teriam ficado doentes.
-E ficaram, muito .
- Mais por que moravam no fundo do poço?
Nessas alturas eu estava tão cansada de falar que tudo ao meu redor parecia ficar girando, eu não percebera que a menina e meus amigos estavam discutindo, e eu contava  a história para o ar .
- Por que elas moravam num poço ?
Que menina irritante, não ? - pensei
-Era um poço de melado. - respondi
- Isso não existe! - retrucou a menina.
-PSiuuuuuu. fez o Chapeleiro para a Lebre de Março e a menina .
Anunciei:
-Bom...Se não pode ser educada. É melhor você mesma continuar essa história .
- Não, por favor continue! Não vou mais interromper .
-Francamente.. Essa menina não recebeu educação? Bom, continuando. Essas três estavam aprendendo a tirar , entende...
-Atirar no quê ?
Socorro, alguém me ajude, essa menina é uma CHATA, ela é promete e não cumpre  .
-A tirar o melado.  - respondi
- Quero uma xícara limpa.  - disse a menina.
Para quem não sabe quando uma pessoa quer uma xícara limpa, ela tem que trocar de lugar, assim a lebre passou para o meu lugar e a menina passou para o lugar da lebre.  A menina pareceu não gostar do seu novo lugar. Enfim, o Chapeleiro foi o único que ficou feliz .
- Ainda não consigo entender. De onde as irmãs tiravam o melado? Perguntou a menina.
- Pode-se tirar a água de poço d´agua. - respondi
- Mas elas estavam dentro do poço.
- Bem...Claro que estavam. Bem no fundo
Continuei a contar a história sem interrupções por um tempo .
-Elas estavam aprendendo a tirar ...(bocejo) e tiravam todo o tipo de coisa...todo tipo de coisa com M ...
- Por que M ?.
(agora que estava ficando bom, pensei)
- Por que não ? - respondeu a menina.
Nesse tempo estava tão cansada que até fechava os olhos, mas levei um beliscão do Chapeleiro que me acordou.
- Que começavam com a letra M,... Mariscos, maçaneta, memória e mesmice ...como quando se diz “anda tudo meninice”... Já viu coisa parecida com mesmice?
- Ora agora você pergunta isso ... Não penso...
- nesse caso não deveria falar
Nesse momento eu caí e dormi, mas escutava tudo.
- TEM MAIS UM BISCOITO . - disse o Chapeleiro

E

                    Fi..........
Espere ainda não é o fim

Depois de a menina ir embora, nós ficamos quietos sem fazer nada, nada mesmo ....
Ouvimos barulhos de trompetes tututututu.....
A guarda da rainha se aproximou. Ficamos com medo.
Mas como nós não fizemos nada (eu juro!), ficamos quietos.
Um guarda se aproxima :
-A rainha chama vocês para um conselho.
Dois guardas pegam o Chapeleiro e a Lebre a força e eu também !
- Socorro !
- Alguém me ajude !
- Mamãe !


Agora fim de verdade !!! – desta parte pois a história continua...


Fim

5 comentários:

  1. Bia gostei muito do seu texto é muito legal foi muito bom mesmo você gosta de escrever né olha quanto você escreveu

    ResponderExcluir
  2. Achei bem criativo mas, não li o livro "Alice no país das maravilhas" acho que poderia entender mais o seu texto se tivesse lido.
    Beijos Safi!

    ResponderExcluir
  3. Eu li o este livro e acho que sua história está muito boa!Eu mesma adorei!Mas...nossa,como a Caxinguelê não gosta da Alice né?

    ResponderExcluir
  4. Gente desculpa esse último comentário fui eu a Gaby!

    ResponderExcluir