terça-feira, 11 de outubro de 2011

O sapateiro e os anões - Pedro

  Olá sou um sapateiro, há algum tempo vivia feliz com o dinheiro suficiente para sustentar tanto a mim quanto a minha mulher, mas hoje em dia a concorrência  aumentou, as pessoas preferem sapatos com joias, desenhos e até ouvi dizer que uma mulher comprou sapatos com cristais! Mas eu  trabalho apenas com couro, hoje em dia nem eu consigo comprar, parece que caí em um buraco fundo de pobreza .
Como não tinha mais dinheiro para comprar couro, resolvi fazer um último par com os últimos pedaços de couro, estava pensando em fazer naquele dia, mas estava tão preocupado pensando em outras coisa que quase não ouvir minha mulher dizer :

- Hora da janta!

   Quando me dei conta já era bem tarde, olhei pela janela, vi no céu várias estrelas, algumas nuvens, mas ainda assim não cobriam a linda lua, não sei porque mas a lua sempre inspirava a fazer as melhores coisas, então me decidi:

- Farei o melhor par de sapatos com esse último pedaço de couro.

Me sentei para jantar muito confiante da minha decisão. E antes de dormir não conseguia parar de pensar sobre os sapatos, então fui a minha mesinha para começar o trabalho durante isso minha mulher disse:

- Querido venha dormir você termina isso amanhã.

   Então fui a minha cama rezei, deitei na cama, apaguei as velas tudo isso pensando nos sapatos, mas sabia que teria mais concentração com uma boa noite de sono, e sem mais delongas dormi.

   No dia seguinte acordei pulando da cama animado para terminar os sapatos, mas quando cheguei a minha mesinha os sapatos estavam prontinhos, lindos, em cima da mesa!
Minha mulher veio até mim enquanto observava os sapatos e disse:

- Alguém entrou em nossa casa! Achei a porta dos fundos aberta e tenho certeza que a fechei ontem.

  Como estava impressionado com os sapatos não prestei muita atenção no que minha mulher disse. Mas ao caminho do trabalho com a esperança de que alguém comprasse os sapatos, observei várias pegadas vindas da floresta, não me preocupei muito com isso, pensei que fosse algum animal. Quando cheguei a minha loja, deixei os sapatos à mostra na prateleira, e depois de algum tempo apareceu um senhor que admirou o sapato tanto quanto eu e comprou-o por um preço acima do normal. Como tinha dinheiro suficiente, comprei mais couro para mais sapatos e deixei para fazê-los no outro dia de manhã e... Adivinhe! A
mesma coisa aconteceu, achei os sapatos prontos em minha mesa, a porta aberta e as mesmas pegadas. E comprador não faltou! Vendi os sapatos e consegui mais dinheiro para mais sapatos, e assim foi indo, todo dia achava os sapatos prontos sobre a mesinha, a porta aberta e as pegadas e, com o passar do tempo, fiquei com dinheiro suficiente para sustentar minha mulher que comemorou com um grande banquete para nós dois, comer aquilo foi como comer como um rei.
  Com o passar do tempo fiquei curioso para saber o que acontecia com os sapatos e disse a minha mulher:

- Hoje vamos nos esconder para vermos o que acontece com os sapatos.

- Certo!

   E foi assim que aconteceu, ficamos acordados a noite inteira para vermos o que iria acontecer. E de repente duas criaturas parecidas com dois homenzinhos pelados abriram a porta e foram saltitando para a mesinha e quando chegaram começaram a trabalhar nos sapatos com muita precisão, e quando acabaram foram saltitando embora em direção à floresta. Quando percebi que estava tudo bem, saí do esconderijo e comecei a comentar com minha mulher:

- Nossa! Não acredito! Como duas pequenas criaturas conseguem ser tão boas em artesanato!

- Nós devíamos agradecê-los pela sua ajuda com os sapatos, não acha? -disse minha mulher.

- Hummm... Tem razão, mas como podemos agradecê-los, se nem podemos falar com eles?

- Hummm... Já sei! Viu como eles estavam pelados? Deveríamos fazer a eles algumas roupas.

- Tem razão! Eu vou fazer sapatos para eles e você faz as roupas.

  E começamos a trabalhar. Quando acabamos deixamos sobre a mesinha e esperamos a noite para nos escondermos. Quando as duas criaturinhas chegaram não acharam tecidos sobre a mesa e sim roupas que experimentaram e ficaram muito bem neles e eles disseram:

- Agora somos rapazes bonitos e formosos, pra que continuar a fazer sapatos para os pobres?

   Dizendo isso saíram saltitando pela floresta. Posso ter perdido meus "trabalhadores" mas parece que um dos meus clientes era da nobreza e comentou sobre meus sapatos no reino porque recebi uma carta dizendo que o rei gostaria de ter-me como o sapateiro da nobreza. Assim fiquei vivendo no palácio, fazendo sapatos para todos os integrantes da nobreza e estou vivendo feliz até hoje com minha esposa lá.

Espero que você que tenha encontrado minha carta tenha gostado da minha história, agradeço por ler.

Assinado: Sapateiro George

_________________________________________________________________

Trabalho realizado no primeiro trimestre de 2011. Mudança de foco narrativo de um dos contos do livro de leitura autônoma. Livro escolhido: "Contos de fadas dos irmãos Grimm".

Um comentário: