quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Amsterdã não é aqui - João Pedro


Nos últimos quinze dias muito tem se falado da ciclovia em São Paulo. A principal razão pra isso foi a estreia da ciclofaixa em Moema (bairro da zona Sul de São Paulo), que funcionará diariamente, diferente das outras ciclovias que só funcionam aos domingos. Mas será que a ciclovia é a melhor saída para o trânsito de São Paulo?

Em Amsterdã é! A capital da Holanda foi toda planejada para ser uma cidade onde a bicicleta é o principal meio de transporte. Lá tem estacionamentos subterrâneos só para bicicletas, em todo bairro há faixas pintadas de vermelho para indicar que naquele espaço só passam bicicletas, nas estações de trem há bicicletarias para arrumá-las e os moradores de lá conhecem e respeitam as regras do trânsito dos ciclistas.

Já em São Paulo, onde o trânsito é um caos, a ciclovia virou um problema. Faltam mais vagas do que já faltavam antes, o trânsito ficou mais intenso ainda e ficou mais difícil respeitar o pedestre. A bicicleta é uma boa ideia sim, não polui, a pessoa se exercita e interage mais com a cidade, mas atualmente na cidade de São Paulo não há espaço para ela no trânsito.

A ciclovia será ótima quando houver estacionamentos subterrâneos para carros em todos os lugares, deixando a pista livre para o trânsito dos carros e das bicicletas, a cidade for mais arborizada e quando o trânsito de São Paulo for mais gentil. Tomara que esse dia não demore para chegar.




2 comentários:

  1. Caro aluno(a)

    Você não colocou nome...

    Abraços da professora Camila!

    ResponderExcluir
  2. Jõao Pedro...

    Excelente texto!! Parabéns! Como disse para a Bia, percebi uma "mãozinha mais adulta" por aqui também. Acrescentei apenas vírgulas em um trecho (achei que ficaria melhor) e alterei uma palavra.

    No entanto, faltou seguir melhor a proposta trabalhada em sala. Quais seriam os caminhos que você apontaria para diminuir o trânsito e facilitar o deslocamento das pessoas em nossa cidade? Faltou responder a essa questão. Você diz que as bicicletas, por enquanto, não cabem aqui. O que poderia ser feito?

    Gostei bastante do título! Ele dialoga com a música do Caetano, que diz "O Haiti é aqui. O Haiti não é aqui". Muito bom.

    Abraços da professora Camila!

    ResponderExcluir