quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O coletivo é para todos

     A cidade de São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo. São milhões de moradores, com seus milhões de carros. As estimativas oficiais revelam mais de 7 milhões de automóveis, perfazendo 35% do total dos automóveis do Brasil.
     Este volume de carros reflete  vários congestionamentos em diversos lugares da cidade. Nos horários de pico, a cidade acumula 150 km de trânsito todos os dias.
     Algumas ações já foram feitas no intuito de melhorar o caos urbano, como por exemplo o rodízio municipal de veículos, que proíbe a utilização dos carros uma vez por semana, das 7h às 10h  e das 17h às 20h, conforme a placa de cada carro. Na Cidade do México o rodízio é realizado o dia inteiro, uma vez por semana.
     Em São Paulo, o hábito de dar carona não é muito realizado, fazendo com que a maioria dos carros só tenha um passageiro.
     O transporte coletivo precisa se desenvolver rapidamente para atender a demanda crescente da população.O metrô de São Paulo tem 70km de malha, contra números muito melhores de outras cidades do mundo.Vejamos :
     Nova Iorque tem 622km
     Xangai tem 420km
     Londres tem 408km
     Pequim tem 336km
     Tóquio tem 329km
     Madri tem 284km
     Estes números demonstram que os habitantes destas cidades não precisam tanto de seus automóveis para se locomoverem para o trabalho. Diariamente utilizam o transporte coletivo eficiente, reduzindo os congestionamentos e a poluição ambiental.
     A Cidade de São Paulo cresce em ritmo acelerado e junto com ela o número de veículos, fazendo esta equação perversa crescer rapidamente.
     As autoridades municipais precisam urgentemente se preocuparem  com 3 pontos importantes:  aumentar o número de coletivos eficientes, conseguir grandes investimentos e criar mais campanhas educativas.
     Pense bem se você precisa usar seu carro. Se precisa, ofereça carona a algum conhecido, caso contrário vá de ônibus ou metrô, afinal o coletivo é para todos.

Um comentário:

  1. Gê...

    Conforme trabalhamos em sala, quanto mais pesquisarmos para escrever um artigo de opinião, mais ficaremos informados e melhor saberemos trabalhar as informações... No entanto, a proposta não era de ficar apenas com os dados colhidos (cujas fontes devem ser citadas), mas dar nossa opinião e nossos argumentos. Tanto no vocabulário do texto, quanto na estrutura, não percebi você, meu aluno, que eu conheço..

    Gostaria de conhecer a sua opinião, que você se dedicasse a tentar construir seu texto. Em todos os textos aqui postados, eu fiz algumas correções, a ideia era que vocês trabalhassem a argumentação, a partir do que estudamos em sala neste trimestre.

    Faltou um pouco de atenção, hein? Da próxima vez, esteja atento, tanto às aulas, quantos aos prazos (falo isso por causa do poema).

    Abraços da professora Camila!

    ResponderExcluir