sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Texto sobre o Cemitério da Consolação e o Prédio Banespa - Uãny.

História e arte no Cemitério da Consolação

Entramos logo pelo portão monumental que Ramos de Azevedo projetou para o cemitério, na rua da Consolação.
Esperamos o monitor "Popó" chegar para nos mostrar o cemitério. Quando ele chegou, nos falou que o lugar foi inaugurado no dia 15 de agosto de 1858, mas nos explicou que muito antes dessa data o cemitério já existia, em 1829 o vereador Joaquim Antonio Alves Alvim defendeu pela primeira vez a construção de um cemitério. "Popó" falou que antes os mortos eram enterrados direto na terra, mas hoje já o procedimento mudou muito, pois já tem altares para as famílias e quando faz 3 anos de sua morte, o esqueleto é retirado de sua cova. Os ossos são retirados para dar lugar a outros membros da família.
O primeiro morto a ser enterrado lá foi um escravo de quem não se sabe o nome, o segundo foi também um escravo e já o terceiro foi a Maria Domitila de Castro Canto e Melo, mais conhecida como Marquesa de Santos ou Viscondessa de Castro, ela era amante de Dom Pedro I. Quando ele era imperador do Brasil, em 7 de setembro de 1882, declarou a Marquesa de Santos com um título de marquesa, em 12 de outubro de 1826.
Logo depois de vermos a Marquesa de Santos fomos ver o Mário Zandomeneghi, ele era mais conhecido como Mario Zan, italiano famoso por suas músicas de festa junina, ele nasceu em 9 de outubro de 1920 e faleceu dia 9 de novembro de 2006, era amigo do "Popó", o nosso monitor. Mário Zan falou que queria que falassem para todos de como foi feito o túmulo dele, pois foi feito em forma de uma sanfona aberta e com a sua foto tocando uma sanfona.
Vimos também o túmulo da família Maluf bem de longe. Depois vimos o maior túmulo da América Latina, é o da Família Matarazzo, muito bonito, com esculturas grandes e com uma cruz de Jesus na frente...

Depois de sairmos do cemitério, fomos ver o maior prédio de São Paulo, é o prédio Banespa. Quando entramos no prédio, muito elegante, fomos de elevador para chegar no 26° andar, depois pegamos outro elevador para chegar no 32° andar.
Quando chegamos lá, tivemos que esperar um pessoal sair da torre. Quando eles saíram, fomos ver a vista, muito linda. De lá nós vimos São Paulo toda, muito legal mesmo... Depois saímos de lá e voltamos para a escola.


Valeu a pena ter conhecido o Cemitério da Consolação e o Prédio Banespa. Muito obrigada mesmo professora Camila e coordenadora Fran....


Um abraço!

Uãny

3 comentários: