quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Artigo de opinião - Caio Henrique

                      Trânsito, trânsito e mais trânsito.

A cidade de São Paulo é a segunda cidade com mais carros no mundo, só fica atrás de Tóquio, com média de 6 milhões de veículos por dia. E que são em média mais de 1 carro a cada 2 habitantes. E por causa disso tem bem mais poluição no ar. Na cidade de São Paulo, por dia, entram em média 800 carros e desses, 75% são carros para passeio. As ruas existentes já não suportam mais o excesso de carros.
Acho isso um absurdo, pois um carro que pode levar até cinco pessoas leva apenas uma pessoa, gastando muito mais gás carbônico.  Isso sem falar que, muitas vezes,  uns cinco carros com uma pessoa cada um vão exatamente para o mesmo lugar. Digo exatamente mesmo; as pessoas pensam que tendo um carro elas têm bem mais dinheiro do que as outras porque elas conseguiram comprar um carro, e elas também pensam que só os pobres que usam o transporte público, sendo que é muito menos poluidor. Se as pessoas vão para o mesmo lugar então elas poderia usar apenas um carro (usar um ônibus seria ainda melhor).
 Um dia quando eu fui sair com dois amigos meus, fomos de carro para o shopping. Meu amigo foi de ônibus ao shopping, adivinha quem chegou primeiro e ainda esperou 30 minutos até nós chegarmos? O do ônibus. Como diz o especialista: "Temos 4 mil novos veículos por semana, 16 mil ao mês e 192 mil ao ano. Para atender essa demanda de veículos teríamos que construir 8 avenidas Faria Lima a cada ano. Onde está e qual é o dinheiro que temos para fazer isso?".
Deveriam colocar mais de um dia de rodízio por placa - porque está parecendo que só um dia e nada são a mesma coisa -, fazer uma lei que proibisse as pessoas de terem mais de um carro e, por último, melhorar o transporte público, criando mais linhas de metrôs.

Um comentário:

  1. Caio...

    Seu texto está muito bom. Parabéns! No entanto, precisamos fazer alguns ajustes:

    - Você precisa citar as fontes, de onde retirou os dados citados. Você nem colocou quem é esse "especialista" e de onde você tirou a fala dele..

    - A imagem fala de Educação no Trânsito, não dialoga perfeitamente com seu texto...

    Abraços da professora Camila!

    ResponderExcluir