quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Artigo de Opinião – O Trânsito De São Paulo



                 O caótico trânsito da megalópolis  




De manhã, as pessoas da cidade de São Paulo pegam ônibus, metrô, automóvel, motos e outros tipos de  transporte público, para irem ao trabalho e à escola. Mas todo mundo enfrenta o mesmo problema, o trânsito. A cidade de São Paulo possui a segunda maior frota de automóveis do mundo, fica apenas atrás de Tóquio.


Todos os paulistanos já ficaram presos em um congestionamento, por haver muitos carros nas ruas e avenidas. As pessoas que mais sofrem são os usuários de ônibus. Essas pessoas ficam apertadas em um ônibus quente e lotado, expostas ao calor e ao cheiro de suor. Elas enfrentam isso todos os dias, porque ir de carro ou de moto é muito caro e não há transporte público suficiente para toda a população. Mas também quem tem carro sofre, apesar de ter mais conforto dentro de seus automóveis. Tem muito carro no caminho! Muitas buzinas por todo lado, ninguém aguenta mais.

Alguns fatos acontecem sempre comigo. Por exemplo, eu estudo numa escola de inglês perto da Avenida Paulista e sempre pego um pequeno ou grande congestionamento. Lembro de ter ficado mais de uma hora no trânsito! Como eu odeio isso! Minha casa fica ao lado da  avenida Paulista!

Agora a pergunta decisiva. Qual a solução para todos esses problemas?  Quais são os melhores meios de transportes para uma cidade como a nossa?

Usar carona, o que diminuiria o número de carros com só uma pessoa, o que ajudaria a diminuir a poluição e o número de carros nas ruas. O problema é que nem sempre o amigo poderá te dar uma carona, pois ele pode ter outro compromisso longe de onde você quer ir. Também  o táxi, que te leva a todo lugar e você não precisa de vaga para estacionar, o único problema que ele é caro e não deixa de ser um automóvel que polui.  

Não podemos  esquecer do metrô, além de ele não poluir, é rápido e muito eficaz,  mas por haver poucas linhas, o metrô fica sempre lotado, e as pessoas decidem usar outros transportes. Temos a bicicleta, com ela você perder uns quilinhos, é super prática  e barata, mas você vai disputar espaço com os carros e pode ser atropelada, ou seja, bye bye.

Tente fazer o possível para andar menos de carro e se for usar ônibus use desodorante! E por isso eu digo: ande, é saudável e tem sempre um lugar onde se pode caminhar. Vá caminhando a locais próximos de sua casa, como comércio em geral. 

Enfim, nenhum transporte é perfeito. Mas podemos melhorar muito se o governo construir mais metrôs e investir em mais ônibus.

Como solução eu defendo que o Governo:

-dê prioridade ao transporte coletivo;
- faça a expansão do metrô para todos os bairros de São Paulo;
-construa novos terminais rodoviários; 
-faça ciclovias.

Com o aprimoramento do transporte público, a melhoria do sistema de trânsito e a garantia da circulação a pedestres e ciclistas, a cidade de São Paulo teria uma convivência mais saudável entre os paulistanos no trânsito.


Beatriz Villena Nilsen 7º ano 



 
BEATRIZ VILLENA NILSEN 7º ANO

4 comentários:

  1. Bia..

    Gostei bastante do seu texto. Fiz pequenos ajustes (como faço com todos publicados aqui, conforme combinamos), na pontuação e em uma ou outra palavra, mas gostei bastante de como você organizou seu pensamento.

    No entanto, faltou deixar mais clara a sua posição (você defende que a melhor solução seria o governo ampliar e melhorar o transporte público, não é?) e apresentar mais argumentos para sustentá-la.

    Gostei do que falou no final, isto é, também é importante caminhar, não usar o carro para ir até a esquina, como vários colegas comentaram nas discussões que fizemos em sala, não é? Seria bom você citar isso antes, não apenas no final..

    Ah... Procure criar um título mais criativo, tenho certeza que vai conseguir!

    De todo modo, gostei bastante do texto!

    Beijos da professora Camila!

    ResponderExcluir
  2. Camila ...

    Já mudei tudo possível se puder diga se tem algo errado até as 3:00 pois assim será mais fácil ajustar ,( pois eu faço teatro e eu só chego nesse horário )Obrigada

    Beijos Bia !!!

    ResponderExcluir
  3. Bia...

    Impossível antes das 15 horas...rs.. Só agora pude ler seu texto. Mas ele está excelente! Parabéns pela dedicação! Você teve uma ajudinha para fazer esse último parágrafo, hein? Ele ficou muito elaborado, com uma mãozinha mais adulta... Mas não tem problema. No restante do texto dá para ver sua carinha, percebo que foi você quem pensou e estruturou o artigo...

    Parabéns novamente.

    Beijos da professora Camila!

    Ps. A data e horário aqui do blog estão loucos!! Hoje é dia 25/11 e agora são 21 horas e 18 minutos.

    ResponderExcluir
  4. Camila ...
    Obriga me esforcei muito nesse trabalho pois eu quero sempre o melhor de min

    Ps : é verdade muitas provas para corrigir e pouco tempo ... rs ...

    Bjos Da Bia !!!

    ResponderExcluir