quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Artigo de Opinião - Gabriela

Olá pessoas! Sou eu, a Gabby!
Essa é minha opinião, se você concordar comigo, fico feliz com isso!


Você que tem carro, precisa sair pra trabalhar às 6:00, 6:30 da manhã, você com certeza pega trânsito, você gosta disso? É claro que não. Pode até tomar uma bronca do patrão, ou seus pais não conseguirem te levar a tempo para a escola e você acabar tomando uma bronca dos coordenadores.
Já aconteceu isso comigo, acordei no horário certo, saí de casa no horário certo, mas o trânsito não me deixou chegar no horário certo na escola. E acabou sobrando pra mim.
O que me dá raiva também é quando vou sair de São Paulo e o mundo todo tem a mesma ideia. Saio de São Paulo para Santos, leva mais ou menos uma hora, mas se todo mundo tiver a mesma ideia, você leva o dobro do tempo.
Você sabia que em São Paulo há mais de 5 MILHÕES de automóveis? Você sabia que só em 2005, 35 753 pessoas morreram no Brasil em acidentes de trânsito? Você sabia que os transportes são responsáveis por 40% das emissões de gás carbônico? E isso tudo é culpa nossa, que temos mais de um carro por causa do rodízio, que dizemos que andar de carro é mais rápido e deixamos a bicicleta de lado, que temos preguiça de andar 4 quarteirões e pegamos o carro. Eu falo assim para você se sentir acuado e entenda que precisamos agir. São Paulo não para porque não tem onde estacionar!
Por que o governo de São Paulo não pega o dinheiro do Controlar (eu vi no jornal, rende mais de 1 bilhão de reais recolhido por ano), e investe em mais meios de transporte? Exemplos:
-Deveria ter mais ciclovias e bicicletas para alugar;
-Mais linhas de metrô em vários lugares para vários lugares, principalmente os mais distantes, onde as pessoas mais precisam.
Se você conseguir refletir sobre isso da forma como eu penso, olhe a sua bicicleta lá no canto da garagem e vá até algum mercadinho por perto pra comprar suco, que é mais saudável!

2 comentários:

  1. Gabriela

    Muito bom o seu texto. Parabéns! Adorei a frase: "São Paulo não para porque não tem onde estacionar!". Excelente!

    Acredito, no entanto, que você deveria trabalhar um pouquinho mais a conclusão.

    Beijos da professora Camila!

    ResponderExcluir
  2. Gabi... Esqueci de dizer que faltou você falar de onde tirou os dados citados e criar um TÍTULO para seu texto.

    Professora Camila!

    ResponderExcluir